A Secretaria de Assistência Social recebeu, na sexta-feira, 3, um kit especial para a melhoria de abrigos, como parte do projeto de Preparação e Resposta a Emergências e Desastres. Essa iniciativa é conduzida pela agência da ONU para as Migrações (OIM), e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
O objetivo do projeto é qualificar o apoio à população atingida pelas enchentes. Portanto, os kits foram elaborados com foco na segurança e proteção de pessoas em acolhimento emergencial. Além de itens essenciais para infraestrutura, contam com materiais voltados para comunicação, gestão e coordenação de abrigos, prevenção da violência baseada em gênero, apoio psicossocial e acolhimento de migrantes.
Financiado pela USAID, o projeto é desenvolvido em colaboração com a Univates e o Ministério Público. Em 2025, estão previstas oficinas e capacitações direcionadas a autoridades locais, com o objetivo de desenvolver planos de contingência municipais e aumentar a resiliência das comunidades diante de futuros desastres.