Divisão Controle de Qualidade passa a utilizar aplicativo para avaliações do Programa de Qualidade e nos autocontroles
Conferir eficácia ao processo de auditorias, gerar economia financeira e facilitar a gestão dos dados são as vantagens do novo sistema de avalição adotado pela Divisão Controle de Qualidade da Cooperativa Dália Alimentos. A partir de agora, o processo de auditoria será realizado de forma digitalizada no aplicativo Checklist Fácil, e descarta a necessidade de avaliações manuais em planilhas impressas.
Esta nova ferramenta não é exclusiva apenas para auditorias do 5S, mas também podem ser utilizadas em todas as avaliações do Programa de Qualidade da Dália, que vão desde a prevenção de perdas, controle de processos, gestão de estoque, segurança do trabalho, acompanhamento de obras até a manutenção e limpeza. “O mundo passa continuamente por uma evolução tecnológica, e a gestão de uma empresa não pode ficar de fora. Processos como a digitalização de documentos, a automação de atividades e o controle de pessoal devem estar integrados e otimizados para que alcancem máxima eficiência”, explica a Gerente da Divisão Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo.
Para ela, a informatização de processos gera agilidade na disposição dos dados, disponíveis para consulta, e ainda, o software contribui para o desenvolvimento do plano de ação quando, ao finalizar uma auditoria, o resultado apontar para possíveis melhorias em algum dos processos auditados. “Nas indústrias, por exemplo, após a aplicação do checklist, as informações que evidenciarem não conformidades são imediatamente enviadas por e-mail para o responsável providenciar as ações corretivas e, consequentemente, reduzir tempo e perdas financeiras”, complementa a gerente.
Software
A utilização do Checklist Fácil é uma tendência nas inspeções de empresas, lojas, equipamentos entre outros, o que promoverá uma transformação digital, conciliando produto e método próprio para proporcionar qualidade, segurança e eficiência aos clientes. “No caso da Dália, o app está sendo utilizado nos monitoramentos da qualidade nas indústrias, nos laboratórios e nas auditorias do programa 5S. Pode ainda ser utilizado em todos os demais monitoramentos que a empresa possui, os quais geram relatórios como a segurança do trabalho e transporte entre outros”.
Operacionalização
Ivane detalha que esta operacionalização utiliza o armazenamento em nuvem, em servidores que seguem o rigoroso padrão de controle de Data Centers. “Tudo isso com rotinas de backup que garantem a segurança e integridade de suas informações”, finaliza a gerente.