Ações voltadas à retomada do setor foram divulgadas junto à Emater e Setur/RS
O turismo do Vale do Taquari foi evidência em dois momentos na Expointer 2024 em Esteio. Primeiro, na Casa da Emater/RS-Ascar. Depois, no estande da Secretaria Estadual do Turismo (Setur/RS). Promovido pela Emater, o evento Ação Semear Solidário e Projeto Somos do Vale, proporcionou aos participantes um momento de reflexão sobre as ações realizadas em prol da retomada do turismo e das agroindústrias locais.
A Ação Semear Solidário faz parte do projeto “Sementes e Mudas para a Continuidade da Vida”, é promovida pela Emater e tem como objetivo a doação de sementes e mudas para agricultores familiares atingidos pela enchente no estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o diretor da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera, o propósito dos dois projetos apresentados é promover a conectividade. “Mais do que bancos genéticos, mudas e sementes, mas reestabelecer o afeto e a solidariedade entre as comunidades atingidas ou não. E os resultados têm sido fantásticos”, frisou.
Desenvolvido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), o Somos do Vale conta com a parceria da Emater, Arranjo Produtivo Local das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari (APL) Sebrae, Portal 365 vezes no Vale e Curta Viagem. Visa divulgar a retomada do turismo no Vale e promover a reconstrução da economia local dos municípios afetados pelos eventos climáticos recentes.
Vanessa Spindler, secretária executiva da entidade, explanou sobre o projeto e frisou o principal objetivo nessa junção de parcerias. “É criando elos, formando parcerias e unindo esforços que somos mais fortes em um mesmo objetivo: retomar o turismo rural com as agroindústrias e movimentar o turismo como um todo no Vale do Taquari”, destaca.
Na sequência, a Amturvales realizou uma ação de apresentação do Vale do Taquari junto ao estande da Setur. O momento contou com a presença do vice-Governador, Gabriel Souza e do titular da pasta, Ronaldo Santini.
Para Santini, o Rio Grande do Sul está pronto para receber turistas. “Tudo aquilo que nós sofremos, nós nos reinventamos, nos fortalecemos e estamos nos reposicionando agora como um Estado que já está pronto para receber os turistas de volta. Uma das regiões que mais se destacou nos últimos tempos no turismo, foi o Vale do Taquari, desde o surgimento do Cristo Protetor de Encantado, quando o mundo se voltou para aquela região. Essa região vem se destacando na qualificação dos mais diversos destinos turísticos e agroindústrias familiares”, disse.
Souza salientou a retomada do secretário Santini à pasta do turismo e evidenciou o papel do Arranjo Produtivo Local para o Vale do Taquari. “A volta dele vai colocar, por meio do estilo dele, muitas ações que serão desenvolvidas no turismo. São muitas ações de infraestrutura que estão sendo realizadas e que também dizem respeito ao turismo e que o APL vai poder articular o trade turístico, qualificando a mão de obra local e profissionalizando e capacitando sempre que necessário para que a gente possa fazer o turismo se desenvolver na região”, comentou.
Também estiveram presentes a coordenadora do APL, Eliane Kolchinski, os representantes da Emater Vale do Taquari, Cristiano Carlos Laste e Elizangela Mainardi Roso Teixeira, a coordenadora de regionalização do Estado, Cristiane Silva, imprensa e expositores. Durante os dois momentos, houve a degustação de produtos das agroindústrias do Vale do Taquari, além de networking e conexão entre as regiões.