Criado há sete anos, Centro de Equoterapia Abraço Forte é referência em Encantado
Conhecido por datas como Dia dos Pais, do Advogado e do Estudante, o agosto também celebra o Dia Nacional da Equoterapia, precisamente no dia 9, conforme lei de 2009. Ainda pouco conhecida, a atividade coloca o cavalo como agente transformador de vidas, promotor de benefícios físicos e psíquicos. No Vale do Taquari, apenas Cruzeiro do Sul e Encantado oferecem essa terapia.
Na Terra do Protetor, O Centro de Equoterapia Abraço Forte atua há sete anos. Atende desde bebês até adultos em sessões semanais de até 40 minutos. Hoje, em torno de 20 alunos. O espaço atende por três vias: plano de saúde particular, apadrinhamentos via pessoa física ou jurídica ou convênio com o Conselho Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa-VT).
Benefícios múltiplos
Conforme a proprietária e equoterapeuta, Ilca Truccolo, a Pupy, a prática é indicada tanto para portadores de síndromes, transtornos ou deficiências diversas até para a correção da postura. Hoje, cerca de 80% dos alunos são autistas. Por meio das aulas, eles recebem estímulos que favorecem a coordenação motora, a sociabilidade, integração. Melhoram a autoestima e autoconfiança. Tudo com a assistência dos pais.
Também são oferecidas aulas de equitação. De acordo com o instrutor, Rafael Truccolo, os animais passam por uma série de testes, sobretudo, para verificar o comportamento. São sete cavalos, vindos de diferentes partes do Estado. Nesta hora, a sensibilidade faz toda a diferença. O profissional destaca, ainda, a conexão entre bicho e ser humano, especialmente crianças. A comunicação ocorre, sobretudo, por meio do toque, do aspecto afetivo. Leia-se o carinho incentivado a cada fim de aula, como forma de gratidão.
Nesse sentido, a psicóloga Geórgia Betinardi salienta que os vínculos fortalecidos fazem toda a diferença no desenvolvimento da criança. Com o tempo, elas adquirem segurança, aprendem sobre os próprios limites e superam desafios. Dada a influência da equoterapia, é fundamental que a prática seja recorrente.
O fisioterapeuta Edegar Stefani explica que o cavalo produz entre 1,8 mil e 2,2 mil ajustes tônicos – movimentos tridimensionais e automáticos de adaptação – por meio do seu dorso em 30 minutos. Esse ritmo constante estimula o cérebro, exerce a musculatura e fortalece o equilíbrio.
Fazer a diferença
Os resultados são atestados por Andresa Rosane da Silva. Ela é mãe de Pietro (4), portador de autismo leve. Natural de Brasília, a família mora em Nova Bréscia. Segundo a jovem, quando obteve o diagnóstico do filho, a equoterapia era colocada como opção. Contudo, diversos fatores inviabilizaram a prática na capital federal e proximidades.
Após a mudança para o Vale, Andresa teve contato com a Abraço Forte. Pietro participa das aulas há dois meses e, de acordo com a mãe, as modificações são evidentes. “O Pietro evoluiu na fala, ganhou autonomia, toma iniciativa. Olha nos olhos. Até a relação com o cachorrinho de estimação, melhorou. Se antes ele tinha medo, agora quer dar carinho”, relata. Além da Equoterapia e equitação, a Abraço Forte também realiza passeios a cavalo em trilhas. O espaço se localiza na Linha Chiquinha, 1053, Bairro Jacarezinho, Encantado. Para mais informações, contatar os telefones (51) 99846-5116 ou (51) 99294-6052.
A Equipe
Ilca Truccolo – Equoterapeuta/Proprietária
Rafael Gomes Truccolo – Instrutor de equitação/Proprietário
Gabriel Capitani- Fisioterapeuta
Edegar Stefani – Fisioterapeuta
Georgia Betinardi – Psicóloga
Renata Dalpasquele- Assistente social