EMEF Mundo Encantado também lidera o desempenho municipal
Encantado alcançou, em 2023, o melhor resultado histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Desde o início das medições, há 18 anos, o município não tinha um resultado tão positivo em sua rede. De acordo com o Executivo, o marco estabelece um caminho promissor de recuperação pós-pandemia e recentes desastres climáticos que afetaram Encantado e região.
Entre os destaques, aparece a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mundo Encantado, que alcançou uma nota de 7,2 em 2023, um crescimento expressivo comparado à nota de 6,9 em 2021. O educandário apresenta desempenho ascendente desde 2017. Foi também a nota do IDEB entre as escolas municipais e a 3ª em território gaúcho.
A EMEF Érico Veríssimo teve o maior avanço percentual nos anos finais. A pontuação subiu de 4,4 em 2017 para 6,1 no ano passado. Municipalizada em 2020, a escola teve recebeu turno integral, por meio de uma parceria com a Rede Calábria.
O Centro Municipal de Educação manteve-se estável em suas notas. Mesmo assim, permanece dentro das metas esperadas pelo Ministério da Educação. As EMEFS Batista Castoldi e Porto Quinze não foram avaliadas neste último levantamento.
No contexto estadual, Encantado também melhorou significativamente sua posição. Nos anos finais, o município subiu do 102º lugar em 2021 para o 49º em 2023.
“O resultado é uma vitória de todos nós, que acreditamos que investir em educação é necessário e é a chave para transformar a comunidade e promover o desenvolvimento contínuo,” afirma o prefeito Jonas Calvi.