Ação integra projeto de estruturação do turismo local no Vale do Taquari
Consultores e os participantes do projeto “Estruturação do Turismo Rural no Vale do Taquari a partir das agroindústrias familiares” deram início aos trabalhos, com o primeiro encontro, no dia 6 de agosto. Fruto da Consulta Popular 2021, a iniciativa irá atender 20 empresas com suporte técnico nas áreas de planejamento de negócios, gestão de mídias sociais e formatação de produto até o fim do ano. Os respectivos responsáveis serão Maria Cristina de Lima, Marcos Ruschel e Flávio Augusto Canto Wunderlich.
Um dos temas abordados foi a “Hospitalidade na prática: sensibilização, bem receber e atendimento ao turismo”, palestra ministrada pela turismóloga Carolina Lopes. A profissional mencionou a necessidade de realizar ações para que o turista se sinta ‘parte da família’. “Essa hospitalidade é algo que nós gaúchos temos muito forte na nossa cultura. O nosso interior, por meio do turismo rural, possui esse diferencial no tratamento com o turista fazendo com que ele se sinta parte daquilo que estiver acontecendo”, disse.
Carolina mencionou aos presentes a necessidade de realizar ações para que o turista se sinta parte da família. “Essa hospitalidade é algo que nós gaúchos temos muito forte na nossa cultura. O nosso interior, por meio do turismo rural, possui esse diferencial no tratamento com o turista fazendo com que ele se sinta parte daquilo que estiver acontecendo”, disse.
Ainda, frisou sobre os resultados positivos em trabalhar em parcerias. “Hoje, nesta região o principal ponto turístico é o Cristo Protetor, mas, se ele estiver ao seu redor outros atrativos, é aqui que o turista vai ficar, é aqui que a economia vai voltar a girar, isso é trabalhar em parceria”, exemplificou.
Também participaram a secretária-executiva da Amturvales, Vanessa Spindler, o secretário de turismo de Encantado, Marcelo Casaril, a assistente técnica regional social da Emater, Elizangela Teixeira, a coordenadora do Arranjo Produtivo Local das Agroindústrias familiares do Vale do Taquari (APL), Eliane Kolchinski e imprensa.
O projeto da Consulta Popular ano 2021 conta com a coordenação da Amturvales, apoio do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari- Codevat, APL e Emater RS/Ascar.