Os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e das Comunicações (Mcom), Juscelino Filho, deverão anunciar, em coletiva na manhã desta quarta-feira, 7, o “Defesa Civil Alerta”. Trata-se do projeto-piloto do sistema brasileiro de alertas contra desastres, criado por meio de parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das principais operadoras de telefonia.
A tecnologia será executada em 11 municípios de cinco estados. No Vale do Taquari, Roca Sales e Muçum foram as cidades escolhidas para receberem o sistema inicialmente. As demais serão Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina; Morretes e União da Vitória, no Paraná; São Sebastião, no litoral de São Paulo; Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo; Indianópolis, em Minas Gerais; Petrópolis e Angra dos Reios, no Rio de Janeiro.
O evento será no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), com transmissão ao vivo no canal do MIDR no YouTube. Também participarão da entrevista representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com a ferramenta, a promessa é de que os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.