A Associação Caminhos do Vale e da Serra alcançou, nesta semana, a meta estipulada em R$ 3 milhões para a reconstrução da ponte sobre o Rio Carreiro entre os municípios de Cotiporã e Dois Lajeados. A campanha contou com o apoio de doadores e foi lançada ainda no fim de maio, semanas após a travessia ser destruída pela enchente. O anúncio foi feito nessa segunda-feira, 5, no auditório do Sicredi Região dos Vales, em Encantado.
As obras iniciaram no dia 29 de julho pela empresa JP Engenharia que tem como responsável técnico o engenheiro Jeferson Dal Belo e o prazo para liberação é de até quatro meses. Serão 110 metros de comprimento, com pista única e mista de aço e concreto, seis vãos e capacidade para até 45 toneladas.
Sidinei Capitâneo, um dos organizadores do movimento, destacou a importância de ter um grupo engajado para que a meta pudesse ser alcançada tendo o apoio e a confiança de tantas pessoas, empresas e entidades: “Gratidão! Nossa meta não seria batida se não tivéssemos contado com o apoio e a confiança de todos! Faremos e ficaremos na história! Contaremos aos nossos netos e para as próximas gerações que construímos uma linda história de coragem, resiliência e perseverança!”, afirmou.
Para Edmilson Norberto Zortea, da Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços (CIC Guaporé), “é uma alegria e satisfação podermos celebrar que atingimos a meta e compartilhar com os empresários, entidades, lideranças e autoridades que apoiaram o projeto. É um sonho que estamos conquistando, mas ao mesmo tempo que comemoramos, temos um senso de responsabilidade muito grande que é o de efetivamente entregar a ponte para a comunidade em condições de uso. Tiramos o foco na arrecadação, muito embora ainda precisamos finalizar a venda da rifa, e agora trabalharemos para a execução do projeto, oferecendo todo o suporte, estrutura, materiais necessários que a equipe de engenharia venha precisar. Estamos extremamente felizes!”
Faber est suae quisque fortunae