Reformulado em 2021, o projeto Viver Bem da Secretaria Municipal da Saúde de Encantado em parceria com o Programa de Agentes Comunitárias da Saúde vem se destacando nacionalmente por desenvolver um trabalho de excelência no quesito saúde do idoso.
Com mais de 400 participantes diretamente em 19 grupos no município o trabalho desenvolvido pelo Profissional de Educação Física (CREF 034062-G/RS) e Gerontólogo Cristiano Silva atua com uma metodologia original e diferenciada baseado em 04 principais pilares: 01 – A música que gera a Dança / 02 – A Dança que gera o Movimento / 03- O movimento que gera o Exercício / 04- Exercício que gera Qualidade de Vida. Com isso o projeto já se tornou uma referência no Estado do Rio Grande do Sul assim como em diversas regiões do País e até mesmo fora dele, tendo em vista os artigos científicos já publicados internacionalmente mostrando os resultados muito significativos obtidos através deste trabalho que visa principalmente diminuir problemas causados pelo processo de envelhecimento.
“Buscamos trabalhar principalmente os aspectos Psicofisicosocial com nossos alunos, onde não só nos preocupamos no fisiológico, mas também no social e principalmente o psicológico” Destaca Professor Cristiano.
A parceria com as Agentes de Saúde é um fator muito importante para o sucesso do projeto, são elas que organizam as turmas, buscam novos participantes e efetivamente se envolvem em todas as atividades, assim também como a Equipe da Secretaria da Saúde tendo como Secretária Karol Crippa que destaca: “Nossa equipe muito se orgulha em fazer parte efetivamente desse trabalho o qual temos toda liberdade de promover mesmo nos momentos de adversidade aos quais passamos, sabendo que é um trabalho diretamente voltado a melhora da saúde dessas pessoas que tanto fizeram e fazem pelo nosso município e hoje nos preocupamos em cuidar de quem cuidou tanto de nós.
O projeto Viver Bem, possui 03 segmentos de trabalho: 01- Viver Bem 60+> que visa desenvolver atividades em grupos nas localidades da cidade e interior. 02 – Viver Bem Ritmos> que trabalha com o público mais jovem dos 30+ e que trabalham durante dia sendo que as aulas acontecem a noite. 03 – Viver Bem é de Casa> que busca desenvolver um trabalho com a equipe Multidisciplinar do EMULTI de Encantado e leva até a casa de pessoas com dificuldade de locomoção diversos serviços como, Professor de Educação Física, Enfermeira, Psicóloga, Técnica de Enfermagem entre outros profissionais. Todo esse trabalho é gratuito e disponível a toda comunidade, basta procurar uma Agente de Saúde ou ir até o local das aulas.
Comprovação Científica
Através da participação de congressos internacionais, o projeto já se destacou em diversas publicações feitas pelo profissional Cristiano Silva, entre eles destaca-se a última que aconteceu em janeiro de 2024 organizado pela Federação Internacional de Educação Física – FIEPS em Foz do Iguaçu, onde mais de 50 pessoas do projeto viajaram para a cidade a fim de participar de um Workshop e prestigiarem a apresentação do artigo que teve como tema “Projeto Viver Bem É de Casa, efeitos Psicofisiosociais em Idosos com Dificuldade de Locomoção e Acamados” que pode ser apreciado pelo link: https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6800