O Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região do Vales (Amturvales) Charles Rossner, participou na manhã deste sábado de entrevista com o objetivo de explanar sobre a retomada do turismo na região do Vale do Acolhimento, bem como das ações que já vêm sendo realizadas.
Sobre o Passeio do Trem dos Vales, Rossner demonstrou-se insatisfeito com a forma com que a Rumo Logística vem se posicionando. “A gente precisa que a Rumo deixe de fazer a sacanagem que está fazendo com o RS. Ela abandonou as ferrovias do estado”, pontuou.
A Rumo Logística é a concessionária que administra as ferrovias no Rio Grande do Sul e tem a responsabilidade de mantê-las em condições de uso. Segundo Rossner, passado dois meses da maior catástrofe climática do estado, a Rumo ainda não se pronunciou sobre a manutenção e reparação dos trilhos e túneis, e nem sobre prazos para o restabelecimento dos itinerários dos trens.
O Trem dos Vales é o produto que mais traz turistas e visitantes para a região do Vale do Taquari. “O trem além de atrair turistas, também movimenta a economia regional. É comum ser consumido por famílias inteiras que acabam procurando por outros produtos no entorno”, afirmou Rossner.
O presidente ressaltou ainda que cada região tem suas demandas específicas sobre o turismo, mas que o cenário no Vale do Taquari é muito pior que nas outras regiões afetadas pela enchente. “O estado está sentindo agora o que estamos vivendo desde setembro. Nós já estamos vivendo a quarta cheia, dentro de oito meses”, finalizou.
Texto: Jéssica Koch/ Assessoria de Comunicação