A cidade de Bento Gonçalves foi palco do 20º Congresso da Federasul e do 3º Congresso Mulheres Empreendedoras nos dias 28 e 29 de junho. Com o tema “Retomada Econômica do RS: reconstruindo com inovação e resiliência”, o evento reuniu lideranças empresariais de 189 entidades filiadas, representando mais de 80 mil empresas do Estado. O congresso teve como objetivo atualizar o Manifesto do Empreendedor Gaúcho, lançado em 2023, e discutir o futuro do RS até 2035, ano do bicentenário da Revolução Farroupilha.
Um dos destaques foi a participação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras SuperAção da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), que teve seu trabalho reconhecido pelo terceiro ano consecutivo como um case de sucesso. Em 2022, o grupo explanou sobre o Chá Rosa Drive Thru, seguido pela Exposição Fotográfica Faça Acontecer em 2023. Neste ano, o painel focou no projeto Realize.
O case foi apresentado pelas coordenadoras do SuperAção, Lidiane Pedersini Pretto e Diana Elisa Dalprá. “O Realize é um projeto de retomada das empresas pós-enchentes que reuniu diferentes metodologias e ferramentas para estruturar um Plano de Negócios, com foco em novos empreendimentos, na reestruturação ou reposicionamento dos negócios das nucleadas”, explica Lidiane. “Trata-se de uma ferramenta valiosa para o fortalecimento interno do núcleo, bem como a oportunidade de novos desafios, aumento de faturamento e soluções diferentes para o mundo empreendedor pós-enchentes”, acrescenta Diana.
Também estiveram no Congresso a presidente Raquel Cadore, a executiva Bernardete Rissi e as associadas e integrantes do SuperAção Natália Radaelli, Makeli Secchi e Nataís Fleck. Raquel valoriza a participação da Associação nos dois momentos do evento. “Além da integração com outras entidades e lideranças políticas e empresariais, ouvimos as dores e os desafios de todas e as soluções que cada ACI está envolvida e tem motivado neste período desafiador”, afirma. “Compartilhamos preocupações e o que a iniciativa privada tem feito, mostrando muita força, união e resiliência para a retomada econômica e recuperação das cidades. Saímos fortalecidas enquanto ACI-E por percebermos que nossas ações e iniciativas estão de acordo com as demais entidades e com a própria Federasul”.
A presidente enfatiza ainda que é motivo de orgulho, pelo terceiro ano consecutivo, o Núcleo SuperAção receber, dentre tantas iniciativas, a premiação pelo trabalho e por fortalecer o associativismo. “As integrantes tiveram a oportunidade de compartilhar no Congresso nosso case, um trabalho que já traz muitos resultados para cada empreendimento e desenvolvimento das empresas e das nucleadas”, comenta.
Mais sobre o Realize
O Realize é uma iniciativa que visa estruturar um Plano de Negócio em um cenário pós-enchentes nas atividades das próprias nucleadas, com foco em novos empreendimentos ou na reestruturação/reposicionamento de negócios existentes. Entre as atividades realizadas pelo Realize, destacam-se oficinas com o Sebrae, desenvolvimento de atividades e pitchs do Associado, onde cada membro tem um minuto para falar sobre seu negócio.
Entre os impactos gerados pelo Realize nos negócios das nucleadas estão o despertar de novos interesses, reposicionamento de negócios, soluções diferentes, melhoria contínua de negócios já existentes e aumento de faturamento.
Durante a apresentação do case, também foi compartilhada a trajetória do núcleo, que começou em outubro de 2017 com uma reunião de sensibilização. Desde então, o SuperAção tem realizado diversas ações e atividades que impactam positivamente a comunidade local.