Na manhã do dia 29 de julho no Auditório Imigrante, Prefeitura de Encantado, estiveram reunidos técnicos da Emater, Embrapa, Apassul e OR Genética para uma capacitação e troca de informações sobre os cultivos de inverno, com destaque para o trigo forrageiro.
Representando a Prefeitura de Encantado, esteve presente o Vice-Prefeito Agostinho Orsolin que destacou a importância do investimento em tecnologia e inovação no campo para garantir o aumento da produtividade nas propriedades rurais de Encantado e região.
Pela Emater estiveram presentes o Gerente Regional de Lajeado Cristiano Laste, Gerente Regional Adjunto Carlos Lagemann, o Supervisor da Microrregião de Encantado Cezar Burille e o Assistente Técnico Regional Alano Tonin, além dos extensionistas dos Escritórios Municipais onde foram instaladas áreas difusoras dos cultivos de inverno.
Representando a Apassul estiveram presentes Helena Trindade, membro do Comitê de Sustentabilidade Social e o Coordenador regional do projeto Júlio Medeiros, que com apoio dos Extensionistas da Emater foram responsáveis por destinar sementes forrageiras de inverno a 1.169 famílias das regiões dos Vales do Taquari e Caí. O aporte de recursos teve origem de doações captadas a partir de Empresas Associadas à Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL), entidade sediada em Passo Fundo, que agrega mais de 100 empresas que atuam no negócio de sementes.
O Zootecnista da OR Genética Ederson Luis Henz, apresentou o posicionamento dos materiais de inverno que foram direcionados para as áreas difusoras, enfatizando os aspectos de manejo da cultura do trigo para finalidade de alimentação animal (silagem e pré secado), destacando a importância da definição do ponto de corte para o adequado processo de ensilagem e posterior nutrição do rebanho.
Na sequência o Dr. Giovani Fae da Embrapa Trigo (Passo Fundo), conduziu um bate papo com os extensionistas buscando trocar experiências e informações sobre comportamento dos materiais de inverno nas áreas difusoras onde foram implantados os cultivos de inverno (aveia branca, aveia preta, azevém, trigo e triticale). Fae ainda destacou a importância do Programa de sementes forrageiras de inverno Coordenado Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Embrapa e Emater que possibilitou aos produtores do RS adquirirem sementes certificadas com desconto de 50%.
Ao final, os representantes da Apassul fizeram um agradecimento à Emater regional, pessoas e empresas locais que foram responsáveis pelo trabalho conjunto com o Comitê de Sustentabilidade Social da entidade, ressaltando o importante papel no apoio à reconstrução das propriedades rurais atingidas pelos eventos climáticos.